Carta aos Dizimistas – A Luz da Fé

No dia 24 deste mês a Igreja celebrará o encerramento do Ano da Fé, que teve início no dia 11 de outubro do ano passado com o Papa (emérito) Bento XVI.

Na ocasião, o papa lembrava que esse tempo seria propício para redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar a alegria do encontro com Cristo.

O Papa Francisco, no dia 29 de junho deste ano, dando continuidade à programação do Ano da Fé apresentou aos cristãos do mundo inteiro uma bonita carta chamada “Luz da Fé” (Lumen fidei), na qual lembra que a fé é como uma luz que ilumina todas as situações da vida, e que os cristãos são como luzes no mundo, chamados a acender outras luzes, iluminar a vida das pessoas.

Diz o papa: “a fé transmite-se por assim dizer sob a forma de contato, de pessoa a pessoa, como uma chama se acende noutra chama. Os cristãos, na sua pobreza, lançam uma semente tão fecunda que se torna uma grande árvore, capaz de encher o mundo de frutos” (LF, 37).
A vida comunitária se firma sobre a fé. Desde o dia do nosso batismo carregamos essa marca: somos batizados na fé da Igreja, que como mãe, acolhe e educa na fé.
Uma das expressões da fé comunitária é a partilha dos dons através do Dízimo,
consagração do que temos e somos ao Senhor, Luz das nossas vidas.

Rezemos para que o Senhor continue fortalecendo a fé de todos os irmãos e irmãs da comunidade, para que possamos dar testemunho de Igreja viva e que, como diz Jesus, nossa luz brilhe!