A força da juventude em nossa paróquia

Ana Maria e Alan, um belo exemplo de jovens bonitos, alegres, educados e prontos pra servir!

Os dois formam um casal de namorados afinado, inclusive na vivência da fé e no engajamento à vida comunitária. Ana Maria Andia tem 25 anos, é gestora em Recursos Humanos, filha de Zélia e César Francisco Andia e irmã de Marina Aparecida Andia. Alan Richard da Costa tem 28 anos, é formado em Engenharia Mecânica, filho de Maria de Fátima e Antonio Carlos da Costa, irmão de Alex Francisco da Costa e Adriel Diego da Costa.

Presentes na Paróquia São Domingos desde 2003, especialmente na missa dominical das 11 horas, o casal participou do curso de formação de catequistas em fevereiro de 2010, ministrado por Pe. Itamar Gonçalves, Toninho Caetano e Tiago Silveira, quando o casal foi convidado para assumir uma turma da Catequese da Crisma. Compromisso assumido, esse trabalho foi desenvolvido de outubro/2010 a março/2012, graças também ao apoio recebido do Toninho e da equipe de catequistas.

Ana ressalta que esse foi um período de muita aprendizagem e de alegrias, pois a vivência com os jovens catequizandos foi maravilhosa. Em 09/06/2013, Ana Maria concluiu mais uma turma dessa catequese, iniciada em abril/2012, juntamente com a catequista Luciana Bortoleto, o que ensejou um novo período de muita aprendizagem
e amadurecimento na fé.

Convidado por Milton Quinteiro e José Luiz Toledo, o jovem casal passou a fazer parte da Comissão de Festa do Padroeiro em nossa paróquia, coordenando a parte de diversão já em 2011 e 2012, o que envolve as brincadeiras com as crianças. Nesse serviço, inclusive, Alan cuidava da barraca da Boca do Palhaço e trouxe jovens da Catequese da Crisma para ajudá-lo, o que foi muito positivo. Ana Maria e Alan integram também a equipe de garçons em todos os almoços e jantares, tendo conseguido “arrastar” muitos amigos para esse serviço.

O casal trouxe jovens até de outras comunidades, alguns trazendo também os pais e irmãos, todos trabalhando na nossa festa e sentindo-se muito bem. Antenados também com a parte litúrgica da vida comunitária, Ana e Alan fizeram o curso de formação do leitorato em 2011, com o Toninho e o então seminarista e hoje Pe. Robert Landgraf
(Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo), sendo atuantes na missa das 11 horas, aos domingos.

Ana Maria e Alan afirmam que viver em comunidade é uma graça de Deus em suas vidas, pela acolhida que lhes foi oferecida por todos, sentimento esse que desejam transferir às pessoas, especialmente aos jovens, acolhendo-os com esse trabalho feito com amor e muita dedicação, os quais oferecem humildemente à nossa paróquia. Eles são muito agradecidos pela oportunidade de colocar as suas vidas a serviço da Igreja, tendo, inclusive, tido a alegria de contagiar três crismandos da turma de 2013 que, tocados em seus corações, já se engajaram na vida comunitária e já são catequistas da 1° etapa da catequese da eucaristia.

Para Ana e Alan, “trabalhar com jovens é maravilhoso, ver que você pode ajudá-lo a tentar ser diferente e passar por essa época de tantas mudanças, o que pode até ser fácil se ele estiver próximo dos ensinamentos que Jesus nos deixou. O importante é plantar a semente, pois Deus sabe a hora em que ela dará frutos”. O casal avalia como muito importante a realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, pois trata-se de um evento de muita visibilidade e a presença do Papa Francisco certamente irá tocar muitos corações.

Ana Maria e Alan acham que o evento proporcionará também uma rica troca de experiências, pelas atividades que serão desenvolvidas em várias dioceses, com jovens do mundo inteiro. Eles acreditam que é preciso despertar os jovens para o engajamento na sua comunidade, não basta participar das celebrações nos finais de semana. “Se o jovem tem mais energia, criatividade e desejo de mudanças, é imprescindível que ele traga tudo isso para a sua comunidade. Só assim ele terá o privilégio de viver o dia a dia comunitário, enriquecendo-se com os testemunhos das outras pessoas e vivenciando em plenitude o imenso amor de Deus por nós, o que é maravilhoso”, afirmam.

Divina Bertalia