Papa terá agenda cheia no Brasil

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) continua com os preparativos para a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro e a Aparecida, em São Paulo, durante o evento, que acontece de 23 a 28 de julho. O Papa chegará ao Brasil no dia 22, segunda-feira. A acolhida oficial será no Aeroporto Internacional do Galeão/Antônio Carlos Jobim, a partir das 16 horas. Logo após, haverá uma cerimônia de boas vindas no jardim do Palácio Guanabara, onde o Santo Padre dará o seu primeiro discurso.

A recepção protocolar será feita pela presidente da república, Dilma Rousseff, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes. A missa de abertura da JMJ será celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom João Orani João Tempesta, no dia 23 de julho. O Santo Padre visitará, na quarta-feira (24), o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, maior santuário mariano do mundo. A visita foi um pedido pessoal do Papa Francisco, já que possui uma devoção pública por Maria, mãe de Jesus. Ao lado do cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, o Sumo Pontífice celebrará uma missa, após a veneração da imagem da Virgem na Basílica.

Depois de 33 anos, um Papa volta a visitar uma comunidade carente. Desta vez, ao invés do Vidigal, na Zona Sul do Rio, onde passou João Paulo II, em 1980, a visita será a uma favela da Zona Norte. A comunidade escolhida foi a de Varginha, dentro do Complexo de Manguinhos, recentemente pacificada pelo Governo do Estado do Rio
de Janeiro. O Papa falará aos moradores e dará sua bênção.

No dia 25, quinta-feira, às 18 horas, o Santo Padre participa da festa de acolhida dos jovens na orla de Copacabana, um dos Atos Centrais da JMJ Rio 2013. Haverá a
primeira saudação do Papa Francisco aos peregrinos da Jornada e um discurso.

Na sexta-feira (26), às 18 horas, acontece a Via Crucis com os jovens, na orla da Praia de Copacabana. As atividades oficiais começam no sábado (27), com a Santa Missa com os bispos na Catedral São Sebastião, presidida pelo Santo Padre. À tarde, ele participa de um almoço com os cardeais brasileiros e autoridades religiosas no grande refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. A partir das 19h30, o Papa Francisco estará em Guaratiba, no Campus Fidei, para a Vigília de Oração com os jovens.

No domingo, às 10 horas, o Papa Francisco reencontra os jovens da noite anterior no Campus Fidei para a Santa Missa de envio da JMJ Rio 2013 e para anunciar o próximo local que acolherá a Jornada Mundial da Juventude. Ao meiodia, também fará a oração do Angelus Domini com os peregrinos.

Para agradecer pessoalmente os 60 mil voluntários envolvidos nos trabalhos da Jornada, o Papa Francisco deverá encontrar-se com eles no Pavilhão 4 do Riocentro, às 17h30, e fará um discurso a eles.

Haverá ainda uma cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. Sua partida para Roma está marcada para as 19 horas. Confira a agenda completa do Papa no site da CNBB- www.cnbb.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.