Grupo de Jovens: Espaço de Participação

Está surgindo em nossa paróquia, a partir da iniciativa de jovens crismados no dia 9 de junho, a proposta de começar um grupo de jovens. Oferecemos a seguir uma reflexão que pode nos ajudar a entender a importância e o papel de um grupo de jovens na Igreja:

– Grupos de jovens são espaços de participação, onde se criam relacionamentos fraternos, confrontando a vida com o Evangelho e formando lideranças jovens para engajamento na comunidade eclesial e na sociedade.

– Nos grupos o jovem é convidado a conhecer e participar da vida com Jesus. No grupo, o jovem é o protagonista! Prepara as reuniões, conduz os encontros, faz contatos.

– Os grupos seguem o modelo do grupo criado por Jesus onde havia uma convivência, partilha e aprendizado entre ele e os discípulos. Assim os grupos são inicialmente pequenos para que se possa partilhar a vida, as palavras e cultivar a amizade.

– Os encontros giram em torno da Palavra de Deus, da partilha, de experiências e vivências na fé e dos compromissos assumidos em frente aos desafios sugeridos nas dinâmicas.

– Grupos de jovens são células da comunidade e a alma renovadora da Igreja. Muitas das lideranças que temos nas comunidades hoje nasceram nos grupos de jovens. Geralmente os grupos de jovens estão ligados a uma organização maior: a Pastoral da Juventude Diocesana.

– Participar dos grupos de jovens é fazer novas amizades, partilhar experiências de fé e vida e fazer parte da história da comunidade.

fonte: www.pj.org.br

Venha para o grupo de jovens você também!

O primeiro encontro será: 27 de julho (sábado), às 19h30, no salão paroquial da Igreja Matriz de São Domingos. Venha! Convide seus amigos e amigas! Traga alegria, motivação e sugestões!