Ser Catequista: Uma paixão!

Agosto é o mês em que a Igreja no Brasil celebra as vocações e os ministérios. No último domingo (neste ano, o dia 25), lembramos-nos de um serviço que edifica tantas comunidades: o ministério do/a catequista! Ser catequista é uma vocação e um ministério. É vocação porque é resposta pessoal ao chamado que o Senhor faz. E é ministério porque é serviço reconhecido e confiado pela Igreja às pessoas generosas, que dedicam parte de suas vidas ajudando outros irmãos e irmãs a passarem pela experiência do encontro com Jesus. Com o breve texto que segue, de Alberto Meneguzzi, leigo e autor de livros sobre a Catequese, homenageamos e agradecemos os/as catequistas das comunidades da Matriz e de Nossa Senhora de Fátima. De olho nas Pastorais Parabéns! Recebam o carinho de todos nós. Que o Senhor continue sustentando a vocação de vocês! “Eu amo a Catequese. Amo tudo que a envolve. Seus desafios, suas alegrias e, principalmente, seus resultados. Mesmo que os frutos não sejam em curto prazo, adoro esperar por eles. É na Catequese que consigo enxergar o sinal claro e autêntico dos passos de Jesus. Por isso ela é apaixonante. Amo “meus” catequizandos. Tenho verdadeira paixão por eles, mesmo que às vezes eu faça julgamentos precipitados a respeito do comportamento deles. Ser catequista é uma vocação. Diante de um convite tão pessoal e especial, como dizer não? Amo os desafios que a Catequese oferece. Não teria graça se tudo fosse uma maravilha. Se eu tivesse nas mãos os catequizandos mais educados e interessados na religião, talvez nada fizesse sentido. A Catequese é minha vida e, através dela, Deus me chama, me pede para continuar. Força-me a sorrir, quando a vontade é chorar. Anima-me, quando desanimo. Faz-me questionar sem perder a força. Amo esta Catequese movida por Deus mediante o exemplo do maior e melhor catequista que já existiu: Jesus. Sinto-me parte deste projeto grandioso. A Catequese é meu chão, minha vida!”

Coordenação da Catequese